Vamos pensar um pouco?

Há alguns dias recebi um e-mail que sinceramente, me deixou um pouco atordoada, me fazendo questionar se eu realmente faço parte de um grupo que se auto-define como "sustentável" (aquela coisa toda sobre "responsabilidade socio-ambiental" e afins (que já foram abordadas anteriormente por aqui).

Diariamente falamos sobre Gastronomia. A mídia nos bombardeia com críticas sobre restaurantes glamurosos, refinados, bem-decorados, com suas cozinhas comandadas por chefs "estrelados". Amigos nos indicam restaurantes que já visitaram - e aprovaram e então... lá vamos nós.

O que não sabemos e dificilmente saberemos - a menos que alguém nos relate - é a verdade por trás de tudo isso. Eu falo mais do que meramente origem de matéria-prima, validade de produtos, condições de manipulação dos alimentos...
Eu falo sobre algo que não pode ser colocado para "debaixo do tapete" ou, para "debaixo das bancadas" das cozinhas. Falo sobre as condições de trabalho às quais os trabalhadores do ramo de A&B estão submetidos. Nem eu, nem você sabemos o que se esconde por trás dos milhões de reais investidos em equipamentos, localização, enxoval, decoração...

Aí você se pergunta: "E o que eu tenho a ver com isso?". E eu te respondo: "Tudo!"
Afinal, é o seu dinheiro - sim, o seu dinheiro! - que faz todo esse mercado existir. É o seu dinheiro que determina se um restaurante se mantém de portas abertas (quando você o prestigia e o divulga a seus amigos), ou se fecha de vez (quando a comida é horrível, o atendimento é ruim, a relação custo - benefício não compensa...).

Da mesma forma como você se recusa a usar casaco de pele porque é "ecologicamente incorreto" e não compra produtos manufaturados por mão-de-obra infantil porque é absurdo empregar crianças (que devem brincar e estudar), você se recusa a dar o seu dinheiro a um restaurante que trata seus colaboradores como lixo?

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin