Sustentabilidade?

"O que diabos é Sustentabilidade?", alguns podem se perguntar toda vez que ouvem essa palavra (que tem sido muito pronunciada, escrita, lida...).
De acordo com o Portal da Sustentabilidade, eis a definição:
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
Entendeu agora? Mais ou menos? Pois bem...

Vera, uma amiga minha de longa data (desde o antigo "ginásio") pensava que "sustentabilidade" se resumisse a separar o lixo produzido em casa, usar conscientemente a água, ajudar a reduzir a emissão de CO² (trocando o carro pela bicicleta), apoiar projetos de fomento à geração de renda de comunidades pobres, deixar de consumir produtos fabricados por empresas que promovem testes de laboratório em animais e tantas outras atitudes que nos remetem à responsabilidade socio-econômico-ambiental praticada por pessoas físicas e jurídicas.

Ela tem razão. Sustentabilidade é tudo isso... e mais um pouco.

Vocês já pararam para pensar em Sustentabilidade na Gastronomia? Não?
Então reflitam um pouquinho sobre o assunto enquanto eu tento digerir um e-mail que recebi de um leitor que me relatou coisas absurdas sobre esse universo "glamuroso" da Gastronomia.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin