O que você vai fazer no Natal?

O fim do ano se aproxima e no mês de dezembro chega aquela que, a meu ver, é a época mais esperada do calendário gastronômico do povo brasileiro. A esperança de uma mesa farta (o que deveria ser regra em todos os lares brasileiros) mexe com as nossas 'bichas' e deixa o pessoal com água na boca só de imaginar o previsível - mas nem por isso menos apetitoso - cardápio (muitos compostos por recitas tradicionais familiares).
É em dezembro que, principalmente as gordinhas (como eu) esquecem as promessas de uma dieta definitiva e entregam-se ao prazer de comer. E o bom é justamente isso: comer sem culpa, amparada pelo clima de confraternização em torno da mesa. Não importa se você é cristã e celebra o Natal sob uma ótica cheia de simbologias ou se você encara tudo isso de maneira mais socialista; chegou dezembro e todo mundo (sem exceção) pensa nas guloseimas.
O que você pretende fazer/comer na sua ceia de Natal?
Vai aderir a alguma nova receita? Vai embarcar na onda da utilização de matérias-primas orgânicas nas receitas ou vai desenterrar o valioso caderninho de receitas da sua avó?

Por enquanto, vou deixar umas fotos pirracentas, com a única intenção de provocar a sua 'bicha' e desencorajá-la de seguir o padrão "pau-de-virar-tripa-Bündcheniano-antes-da-maternidade".

Nota: Se você é de Portugal eu explico: 'bicha' é o termo popular utilizado para descrever uma gula desmedida, atribuída a alguma verminose, ainda que não diagnosticada pelo médico. Aqui no Brasil é comum culpar a coitada da 'bicha' pela gula do comensal.

3 comentários:

Sandra Peres disse...

Este ano apesar de longe da minha familia, já me indagaram sobre o que vou preparar no natal, o peruzão com certeza estará no cardápio, porém vou passar mais tempo pintando as unhas de vermelho e vestindo uma micro roupa de mamãe noel, pro bom menino tirar!!!

Josy Marmello disse...

Hahahaha
Que danadinha hein? Bom natal pra você e para o bom menino!

João Mario disse...

Josy, também estou por aqui e gostei muito do blog. Vou segui-lo.

Um abraço
João Mario
http://picadinhodebacana.blogspot.com

Blog Widget by LinkWithin