Halloween ou Folclore Brasileiro?

Quando eu era criança não ouvia falar em Halloween, a não ser nos filmes onde apareciam crianças fantasiadas enfeitando abóboras e pedindo doces de porta em porta. Para ser sincera, não sei dizer desde quando essa comemoração (típica no Reino Unido, na Irlanda, nos Estados Unidos e no Canadá) se incorporou ao calendário brasileiro (ainda que não-oficialmente).
Ao que parece, as escolas de idiomas ajudaram a divulgar o Halloween (Dia das Bruxas) por aqui - e pelo visto, as crianças adoraram (muitos docinhos, fantasias, enfeites...) e, sabem como é brasileiro (adora uma festa) e para que o tema tomasse as ruas comerciais foi "num pulo".
Eu sou do tempo em que aprendíamos na escola sobre as principais lendas brasileiras. Era o Folclore, que tinha até seu dia: 22 de agosto.
Se você esqueceu quais eram os principais personagens das lendas folclóricas brasileiras ou quer contá-las para filhos ou sobrinhos, aqui estão:

Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".


Boto
Acredita-se que a lenda do boto tenha surgido na região amazônica. Ele é representado por um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas. Após a conquista, leva as jovens para a beira de um rio e as engravida (safadinho...). Antes de a madrugada chegar, ele mergulha nas águas do rio para transformar-se em um boto ("espertinho"...).


Curupira
Assim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.


Lobisomem
Este mito aparece em várias regiões do mundo. Diz o mito que um homem foi atacado por um lobo numa noite de lua cheia e não morreu, porém desenvolveu a capacidade de transformar-se em lobo nas noites de lua cheia. Nestas noites, o lobisomem ataca todos aqueles que encontra pela frente. Somente um tiro de bala de prata em seu coração seria capaz de matá-lo.


Mãe-D'água
Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água : a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas (danadinha...).


Mula-sem-cabeça

Surgido na região interior, conta que uma mulher teve um romance com um padre. Como castigo, em todas as noites de quinta para sexta-feira ela é transformada num animal quadrúpede que galopa e salta sem parar, enquanto solta fogo pelas narinas.
Saci-Pererê
O saci-pererê é representado por um menino negro que tem apenas uma perna. Sempre com seu cachimbo e com um gorro vermelho que lhe dá poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com gargalhadas.


Você sabia que...

- Desde 2005, no dia 31 de outubro comemora-se o Dia do Saci? Em São Paulo, o dia tornou-se oficial em todo o Estado através da Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004. Essa comemoração tem o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Halloween.
- Existe uma sugestão de que o mascote da Copa do mundo de futebol de 2014 seja o Saci?
Antes que façamos piadinhas sobre o fato de o personagem ter apenas uma perna, o economista e "saciólogo" Mário Cândido da Silva Filho da ONG Sosaci (Sociedade dos Observadores do Saci) diz: "Tivemos grandes ídolos do futebol [com problemas nas pernas] como o Garrincha. Talvez com uma perna só o Saci consiga fazer muitas coisas que outros não conseguem com duas." O Saci tem concorrente va candidatura a mascote: o Pelezinho.

4 comentários:

veroca disse...

Parabens por você ter relembrado aos brasileiros/norte americanos sobre o nosso folclore tão rico e pouco divulgado. Moro no Canadá e ontem quando as crianças batiam a minha porta eu pensava:eles nunca aceitariam aprender o nosso folclore e la no Brasil o Halloween esta cada vez mais em moda

BETO disse...

Oi Josy, que bom que vc passa pelo meu blog sempre. Fico feliz, eu tb visito o seu sempre, mas não sou de muito de deixar comentários. Aodrei o post do dia das bruxas. Bjs.

Nana disse...

hahaha Tony Ramos foi boa hahaha
É amiga, cada dia o mundo fica global e perdemos a nossa cultura.
Bjsss

Josy Marmello disse...

Veroca,
Se eu fosse você aproveitaria para contar aos coleguinhas daí algumas histórias nossas. O Saci é um barato e deixá-lo restrito ao Brasil não me parece justo com as crianças de outras partes do planeta.

Beto,
O fato de você não ser muito chegado a escrever comentários mas ter aberto uma exceção para o meu blog, já foi suficiente para me deixar lisonjeada, viu?

Nana,
É preciso manter viva a memória do nosso povo, senão a nossa identidade cultural vira "folclore". Ah, o Tony Ramos é a figura que melhor retrata o lobisomem, não é mesmo?

À todos, um forte abraço e um beijo da gordinha aqui!

Blog Widget by LinkWithin