Você gosta de Novela?

Não sou nem um pouco fã de novela mas ontem, enquanto esperava o fim do download de um filme, resolvi espiar a novela da Globo - aquela, que tem Taís Araújo como protagonista. Pelo amor de Santa Clara, que novela ruim!
Pra começar, é de Manoel Carlos. Então, os clichês de sempre: protagonista chamada Helena, Rio de Janeiro, Leblon, marido metido a esperto traindo a esposa que não desconfia de nada, conflito entre pais e filhos...
A novela termina e eis que a chata aqui se depara com mais um clichê de Manoel Carlos: depoimento de um anônimo (em qual outra novela dele isso aconteceu também?). Na hora, eu e o namorido caímos na gargalhada enquanto líamos a transcrição de algumas palavras ditas pela depoente. A mulher falava sobre a luta para manter o peso (peraí... isso aí é clichê de Josy Marmello!) e a "competentíssima" Rede Globo me transcreve: "Mantém o peso a quase 7 anos".
Opa! Se está mencionando tempo, o correto é "há quase 7 anos" ou não?
Sim, a gordinha chata aqui tem razão viu? Tanto é que hoje, alguém do hotmail também se atentou à gafe da emissora e mencionou o deslize na seção entretenimento do portal msn. Ah Globo, faça-me o favor...

Eu só ando chata com novela há alguns anos. Lógico que já assisti novela, mas quando eu era pivete...
Quem não se lembra do detetive Mário Fofoca (Luis Gustavo) de Elas por Elas? E do pão-duro Nonô Correia (Ary Fontoura) de Amor com Amor se paga?

Sinônimo de "pão-durice", Nonô Correia tinha até cadeado na geladeira!

Tenho até hoje o vinil com a trilha sonora internacional de A Gata Comeu. Na trama, a rica e mimada Jô Penteado (Christiane Torloni) e o professor Fábio (Nuno Leal Maia) se conhecem numa excursão, vão parar numa ilha deserta e se detestam mutuamente (na frente dos outros).

Adorava o mistério do lobisomem de Roque Santeiro - aquela novela do Sinhozinho Malta e da Viúva Porcina... aliás, ela foi um ícone da cafonice e serviu de inspiração para muitas mulheres que viveram os anos 80 (aquele laço na cabeça... pelamordedeus!).

Me diverti com a personagem Tina Pepper (Regina Casé) em Cambalacho - ela era uma trambiqueira que se vestia como Tina Turner e que dublava um playback cantado por sua mãe (interpretada pela falecida atriz Consuelo Leandro).

Tina Pepper: Ela foi desmascarada pelo uso do playback muito antes de Milli e Vanili

Adorei Ti-ti-ti (aquela protagonizada por Reginaldo Faria e Luis Gustavo, em que eles eram estilistas rivais) porque mostrava o mundo da moda. Além de mostrar Barbies usando os protótipos das criações, a novela ainda lançou o batom Boka Loka, que na época foi um estrondoso sucesso de vendas (lógico que eu pedi para a minha mãe comprar!).
Coincidência ou não, nenhuma das novelas que gostei era de Manoel Carlos. Com o perdão da palavra, ele é um pé no saco.

Batom Boka Loka: Você usou? Eu usei!

P.S: Obrigada Téia, por ter observado que o ator que interpretou Mário Fofoca e Victor Valentin era o Luis Gustavo, e não Cássio Gabus Mendes como eu havia escrito inicialmente. A correção foi feita e desculpem!

5 comentários:

Borbulhas Literárias disse...

Estava aqui tentando lembrar qual era a novela que teve fase LOST. A Gata Comeu!

Adorava essas novelas...

Mas a Helena... sei lá, cansei. Vi o começo e irritei logo. Mas na falta de outra terapia barata acabo vendo.

mendes disse...

As novelas da Globo são um saco. Foi-se o tempo em que novela era sinônimo de bom entretenimento. Eu gostaria de ter assistido algumas como "Pai Herói", "Mulheres de Areia" e "Roque Santeiro". Hoje não tenho tempo nem estômago para assistir essas novelas atuais...

Josy Marmello disse...

Verdade Bia. A novela Lost foi A Gata Comeu (gostei da comparação!).

Pôxa Nanda, é verdade, essas novelas de hoje em dia são mesmo um pé no saco. Que aguenta?

Beijos meninas!

Téia disse...

Querida, o Mário Fofoca e o Victor Valentim protagonista da novela Tititi foram efetuados pelo Luis Gustavo e não pelo Cassiano Gabus Mendes, acho que você se enganou. Não se aborreça comigo, ok? Também adorei estas novelas, mas hoje não assito nada, prefiro filmes e seriados. Bj grande.

Josy Marmello disse...

Téia, obrigada pela observação. Eu fiz a confusão de nomes porque o Luis Gustavo, que interpretou Mário Fofoca e Victor Valentim é irmão do Cassiano Gabus Mendes (autor das tramas). O Cassio Gabus é sobrinho do Luis Gustavo.
Valeu mesmo pela observação. Noveleira atenta é outra coisa...
Beijos!

Blog Widget by LinkWithin