Gagueira não tem graça. Tem tratamento.

Para quem não sabe, hoje, 22 de outubro é o Dia Internacional de Atenção à Gagueira.
Quantos de nós já não se atrapalhou com as palavras num momento de tensão (falar diante de muitas pessoas ou diante da pessoa por quem se está apaixonada, na hora de pedir um aumento ao chefe...)? Mas quantas crianças também são motivo de chacota nas escolas por causa da gagueira?
Muitas mães acessam o blog e algumas podem ter filhos enfrentando esse tipo de problema.
Se a criança tem gaguejado em demasia é bom levá-la a um fonoaudiólogo para que, se for o caso, possa ser iniciada uma terapia. Quanto mais cedo o diagnóstico e o tratamento, maiores são as chances de devolver a fluência ao paciente. Isso é fato.
Eu me lembro de uma prima minha que tinha um filho gago, o Fabinho. Coitado do menino... além de ser ridicularizado na escola e na rua onde morava, ele era xingado pela própria mãe que achava que a gagueira do menino era artifício para chamar a atenção.
Nunca me esqueço de um dia em que ele chegou em casa triste porque dizia que não era "normal" como as outras crianças. Minha mãe o levou à uma fonoaudióloga e (depois de passar um belo sermão na mãe dele) exigiu que minha prima prosseguisse com o tratamento. O Fabinho é hoje um homem de 27 anos e fala perfeitamente - só se enrola mesmo se for se declarar para alguma garota...
No site do Conselho Regional de Fonoaudiologia tem algumas dicas para lidar com a pessoa que sofre de gagueira:
* Não pressionar
* Não interromper ou corrigir, principalmente na frente de estranhos (Com certeza não é de bom tom...)
* Não zombar (Programas de tv poderiam ser proibidos de exibirem personagens gagos como alvo de risos. Acorda Zorra Total e outras tranqueiras do gênero!)
* Não bater, beliscar ou empurrar (Alguém faz isso para a pessoa gaga "desengasgar"?)
* Não transparecer nervosismo / impaciência diante da situação de fala (Confesso, acho difícil...)
* Não completar o que a pessoa está dizendo
Se você conhece alguém que passa por este problema ou alguém que tenha familiares ou amigos nessa situação, indique o site do Instituto Brasileiro de Fluência. Lá tem várias dicas sobre o tema, além de downloads gratuitos de livros e indicação de locais para tratamento gratuito.

Sílvio Santos: O gago que hoje é considerado o maior comunicador da TV brasileira.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin