Uma agradável descoberta

Pergunta: O que o senhor tem a dizer sobre a alta gastronomia?
Resposta: Fica tão alta que não consigo enxergar bem aqui de baixo.

Já havia visto aquele rosto na tv, enquanto "zapeava" os canais inutilmente à procura de algo decente para assistir. Mas hoje, foi impossível não parar no Canal Rural (às 11 da manhã).
O pessoal que me visita aqui sabe o quanto sou sincera ao dissertar sobre o que leio/ouço/assisto/vejo e justamente por isso, deveriam estranhar o fato de eu falar tão bem assim de um programa.

O nome já chama atenção: Anonymus Gourmet (a-do-rei!). Apresentado pelo gaúcho José Antônio Pinheiro Machado (advogado, jornalista e escritor), o programa foge da "forçada de barra" características de diversos programas apresentados por celebreties chefs. Ele não é o chef-modelete Jamie Oliver, não é o genro do presidente da Nestlé/ex-marido da Eliana, nem é desbocado como Gordom Ramsey. Pelo contrário... Aquela fala paciente nos faz pensar que ele é nosso pai, vestindo avental e divagando sobre a vida enquanto cozinha (usando gravata-borboleta) ao som de Frank Sinatra ou de bossa nova.

E com ele não tem frescura: colheres de pau (sim, aquelas odiadas pelas nutricionistas) e panelinhas penduradas fazem parte do cenário (uma cozinha cativante que mais se parece cozinha da família do que estúdio de tv). E nada daquela chatice "politicamente correta" dos programas culinários em que o chef evita o contato das mãos com a matéria-prima; hoje ele até "surrupiou" uma rodela de palmito da receita e "zupt", comeu com uma vontade... que até o fiscal da Anvisa perdoaria.

Ai como me senti contente por ver de volta à tv aquele clima de Ofélia, Etty Fraser e Sílvio Lancelotti. Vi gente de verdade cozinhando para gente de verdade (não como naqueles programas femininos em que a culinarista fala com a telespectadora como se ela fosse uma criança de 5 anos aprendendo a amarrar os cadarços). O "Anonymus" é o tipo de figura simples, sem pretensões (o nome do programa já é um bom indício...).

Para o pessoal de Porto Alegre, tranquilo. O Anonymus Gourmet é exibido na tv aberta pela RBS (afiliada da Globo). Para os demais brasileiros, há a opção de assisti-lo pela TVCom ou pelo Canal Rural, de segunda a domingo, às 11 da manhã (como eu fiz).

Anonymus Gourmet e a tradicional receita gaúcha de Picadinho Maria Luiza

1 comentários:

Claudia Lima disse...

Na época que eu morava em Porto Alegre acho que ainda não havia este programa. Eu não me recordo.
Também gostava destes outros apresentadores que vc citou. Mais tranquilos e humanos.
Bjs :)

Blog Widget by LinkWithin