4º Festival Gastronômico de Prado (BA)

Nem tão agitada quanto Porto Seguro ou Itacaré, a cidade de Prado está situada entre a Costa das Baleias e a Costa do Descobrimento. Em seus 84 quilômetros de litoral, repleto de coqueiros, falésias e praias de águas mornas, o município tem cativado cada vez mais turistas (em sua maioria casais e famílias - pais, filhos, avós...).
Difícil não ver o céu azul em Prado (quando chove, é chuva rápida, daquelas que vêm para refrescar e sair de cena para dar lugar ao sol). As ruas estreitas de paralelepípedo e casas coloridas dão um charme todo especial a esse lugar que tem entre seus admiradores esta que vos escreve. Para quem não é muito chegado a um banho de mar, sem problemas, tem o rio Jucuruçu.As lojinhas de artesanato não poderiam faltar, bem como os barzinhos e restaurantes.

O povo de lá é hospitaleiro e posso dizer com toda certeza que não conheço uma pessoa sequer que se contente em ir à Prado apenas uma vez.
Tanto nos restaurantes quanto nos quiosques (a cidade tem uma praça de alimentação a céu aberto, como no calçadão de Copacabana), nas temporadas, os clientes são turistas fiéis que voltam ano a ano.

Festival Gastronômico
Em Prado, tudo está ao alcance de todos: artesanato, lazer (existe uma grande praça de eventos onde não raro, os artistas locais se apresentam gratuitamente no palco construído a 100m da praia). Com a Gastronomia não poderia ser diferente.
Em seu Festival Gastronômico (realizado anualmente, no mês de outubro), a cidade é bem democrática. Em sua 4ª edição, o evento tem se aprimorado ano a ano e se depender da força de vontade dos organizadores e da população que adere em peso, tem tudo para se tornar cada vez mais conhecido.
Um roteiro, com opções para todos os paladares e bolsos, é amplamente divulgado para que os moradores e turistas possam desfrutar dos sabores da região. Os ingredientes regionais costumam ser explorados na criação dos pratos, como forma de valorização do que Prado oferece quando o assunto é Gastronomia. Nesta edição, a pimenta de cheiro é a estrela do evento.
O SENAC vai oferecer cursos de lanches, pizzas e drinks mediante a doação de 1Kg de alimento não-perecível (todos os itens arrecadados serão revertidos a entidades assistenciais locais), atrações folclóricas e shows musicais prometem entreter a população local e os visitantes.

Comida de paulista na Bahia?
Quem disse que na Bahia só existe acarajé, bobó de camarão e moqueca de peixe? Em Prado você pode saborear picanha marinada no vinho tinto, massas e até mesmo o autêntico "pastel de feira" paulistano.
Há 8 anos visito sempre o Pastelão Paulista, quiosque agitado na Praça de Alimentação da avenida principal da cidade. As mesas estão sempre cheias e, nas temporadas, não é raro a fila de espera para se conseguir uma (até nas férias a gente passa por isso?). O atendimento alto-astral e o sabor dos pastéis (cuja massa é de fabricação própria, feita pelo "seu" Wilson - proprietário do local, que há 10 anos trocou o estresse de São Paulo pela vida pacata em Prado) valem a visita.

4º Festival Gastronômico de Prado
Quando? De 9 a 18 de outubro de 2009
Onde? Prado, Bahia
Como chegar? De Porto Seguro (onde fica o aeroporto mais próximo) são 3 horas de carro. Para quem quiser pegar a estrada, é só seguir pela BR 101. Na cidade de Teixeira de Freitas existem placas de sinalização indicativas.
Mais informações: clique aqui
A cidade de Prado mostrada na Tv Bandeirantes

2 comentários:

Bia Bueno disse...

Deu vontade de ir!

Josy Marmello disse...

É um lugar maravilhoso para curtir Lua de Mel com o amado. Outra coisa que não mencionei: os motoclubes também fizeram de Prado um roteiro para um encontro deles, que ocorre anualmente.

Blog Widget by LinkWithin