Cozinha Paulista em exposição

Fim de ano, nada pra fazer... Mas como assim? Soube que até 20 de março de 2009 estará no ar a exposição "Fazeres (isso mesmo, fazeres - poderia ser prazeres -) e Sabores da Cozinha Paulista", onde podem ser conhecidos os hábitos alimentares dos tropeiros e bandeirantes (para quem não sabe, foram os desbravadores de São Paulo, num tempo em que tudo isso aqui se resumia a mato). Utensílios de cozinha (sem o design de hoje em dia) como cestas e peneiras confeccionadas pelos índios e incorporadas ao cotidiano dos colonizadores estão à mostra, bem como os pratos que representam toda a mistura de sabores resultante da miscigenação da época.

E se o assunto for Comida Típica?

Pratos típicos baianos: Moqueca de peixe, bobó de camarão, acarajé... Em Minas Gerais: Tutu de feijão... No Rio de Janeiro: Feijoada. E por aí vai...
Mas e São Paulo? São Paulo tem comida típica? Muita gente pensa muito antes de responder a esta questão, talvez pelo fato de que a cidade representa um pólo gastronômico importantíssimo no cenário mundial (diversos países representados pelos mais variados restaurantes...).

Por isso, aqui vai uma fotografia do Virado à Paulista para quem não conhece.

O Virado à Paulista nada mais é do que um "arrumadinho" de arroz branco, tutu de feijão, linguiça, ovo frito, couve refogada, bisteca suína, torresmo e banana. Uma verdadeira Torre de Babel num prato, mas há quem goste.
Em São Paulo, o dia oficial do Virado é segunda-feira.

A receita eu até tenho mas não vou postá-la agora (estou de olho num bolo de coco - viu Nana do Manga com Pimenta? - que está no forno). Fico devendo na próxima postagem.

"Fazeres e Saberes da Cozinha Paulista"
Entrada Gratuita, das 9 às 17h até 20/03/2009
Local: Casa do Tatuapé*
Rua Guabijú, 49 - Tatuapé - São Paulo -SP
Tel: (11) 2296-4330

* O pessoal de outros Estados do Brasil adora tirar um barato desse bairro com piadinhas do tipo "Pensei que o tatu fosse de metrô".

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin