Couscous Marroquino? Que nada!

Inspiradérrima (mais acesa que caminhoneiro à base de Rebite), trouxe para vocês a receita do autêntico Cuscuz Nordestino

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de água (500ml)
1 colher (sobremesa) de sal (10g)
1 embalagem de farinha para Cuscuz (500g) - aí no seu Estado tem Milharina? Pois é...



Modo de Fazer:


Numa tigela, misture o cuscuz, o sal e a água até formar uma farofa úmida. Coloque essa mistura na cuscuzeira e alise sem apertar. Tampe a cuscuzeira e leve ao fogo brando durante 15 minutos.

Um dos meus pratos prediletos é a farofa feita à base desse cuscuz.


Você cozinha o frango à passarinho, separa os pedaços mais gostosos (geralmente família grande tem dessas: o pai come não sei o quê, a mãe prefere o pedaço tal...) para fritar. Um pouco do caldinho da cocção do frango você usa para refogar cebola, alho amassado e qualquer "veneno" que faça essa farofa ficar estupenda. Feito esse refogado, é só acrescentar o cuscuz, fazendo dele uma farofinha (mexa bem).
Imagine só o prato e me diga se tem coisa mais brasileira:

Arroz branco, feijãozinho bem temperado, essa farofinha e pedaços de frango frito.
Eu tô quase chorando só de lembrar. E você? Se arrisca?

4 comentários:

Axly disse...

Olá Josy!
Olha, achei teu blog o máximooooooooooooooooo... mesmo porque, cada linha que você escreve faz com que eu me identifique. Esse prazer de ser gordinha às vezes é trabalhoso^^
Foi a Nana, que tu cita ai no delicioso post abaixo que me falou de ti, ai vim conferir.
Como cheguei no meio da festa, Feliz Ano Novo tá! Tudo de bom, paz, amor, saúde, alegria, sucesso e tudo de bom.
Volto depois... kisss^^

Claudia Lima disse...

Deu água na boca! Só não sei oque é cuscuzeira. Sou do sul, estou perdoada?
Bjs :)

Unknown disse...

Linda, feliz 2009!
Vou fazer um post sobre a minha jornada 2009 hahaha
Tu vai rir, teve drama, história de amor e até rituais de portugal que me passaram.
Sabe, quando vou para Bahia, minha tia sempre fala que lá é diferente, tem o doce também que eles comem no café da manhã.
Bjssss

Josy Marmello disse...

Axly, amei sua visita. É bom ver gente nova chegando aqui no meu humilde hospício, ops, blog. Conto com sua companhia em 2009. Beijos!

Claudinha, cuscuzeira é uma panelinha cujo "tronco" é mais bojudinho e que quando chega na "cintura" se afunila, pra segurar a parte onde o cuscuz fica suspenso. Abaixo dessa parte onde fica suspenso o cuscuz, vai água, que conforme borbulha, cozinha o cuscuz.

Nana, o cuscuz nordestino tem duas versões: doce e salgada. Minha irmã mais velha adora cuscuz no café da mahã. Ela coloca a fatia no pratinho, molha com leite e polvilha açúcar por cima. Uma tia minha colocava erva doce e fazia das fatias um acompanhamento ao chá na "merenda" (café da tarde). Eita povo criativo, né?

Blog Widget by LinkWithin