O que é bom eu divido com vocês!

Sinceramente, juro pela barriga do Jô Soares que não estou tentando dissuadir minhas amigas da idéia do regime da segunda-feira... Como vocês bem sabem, nesse mundo dos blogs os contatos se ampliam e a cada dia tenho descoberto outras admiradoras das delícias da vida. Ontem encontrei o Banquetes e Lanchinhos, blog escrito pela Téia - uma loira bonitona que se autodefine como "administradora por profissão, cozinheira por paixão".O blog é super aconchegante, traz fotos super bonitas (os clicks são obra do marido da moça, que também ocupa o cargo de degustador das iguarias).
Deste blog trago para vocês a receita de Brownie de Nutella, especial para você que compra porque faz a coleção dos copos do Bob Esponja (sei...). Papel e caneta? Esqueça! Dá um Ctrl + C e Crtl + V no seu bloco de notas e vá na fé!

Brownie de Nutella (8 porções)

Ingredientes
1 e 1/2 vidro de Nutella
1/2 tablete de manteiga derretida
1 e 1/2 xícaras de açúcar (a Téia usou só uma)
3 ovos
150 g de farinha de trigo (1 xícara cheia)
1 colher de sopa de cacau em pó (não tinha, Téia acrescentou)
1 xícara de avelãs tostadas, sem pele e picadas (Téia cortou cada avelã em 4 partes)
1 colher de chá de fermento em pó (não tinha, Téia acrescentou)
2 colheres de chá de baunilha

Modo de Fazer
Pré-aqueça o forno em 180°C e unte e enfarinhe a fôrma. Reserve.
Leve a Nutella ao microondas por 1 minuto na potência média ( 50%), ou, ainda, ao banho-maria até a Nutella ficar molinha e levemente aquecida (veja se precisa mais tempo e misture a manteiga. Nesse caso, levar por mais 30 segundos).
Acrescente a misturinha, na seguinte ordem: o açúcar, o cacau, os ovos, a baunilha, a farinha, o fermento e as avelãs. Leve ao forno para assar entre 35 a 45 min (este tempo, sempre depende do forno).
Teste com um palito para ver se está pronto, o mesmo deverá estar com migalhas molhadas grudadas.
Deixe esfriar e corte em pedaços.

(Téia serviu com calda - será que foi de chocolate? - e com sorvete de creme).

Dica da Téia: Para descascar as avelãs, coloque-as em uma fôrma no forno pré-aquecido a 200g, por 15 a 20 minutos. Quente ainda, pegue um pano de prato e vá esfregando as avelãs com as mãos e o pano, pronto as cascas saem em sua maioria. O que não sair, não tem problema, não compromete em nada.

Dicas da Josy Insana: Coloque nozes na massa do brownie, caso prefira (é meu caso) e devore essa delícia ainda morno, sem culpa!

Nota: Téia esclarece que assim como eu, também pirou quando viu essa receita num outro blog da Tatu, do blog Mixirica. Como diria Chacrinha... (Pelo amor de Deus e de minha Nossa Senhora da Fralda Molhada, você também não sabe quem foi Chacrinha? Mais um da série "Pergunte para sua mãe", ora bolas!)

E agora uma alfinetada para minha ex-chef de Patisserie: Tá vendo? A graça de quem vem da Gastronomia ou das cozinhas de casa é essa: A medida que usamos é a do nosso bom-senso, do prazer de comer depois. Nem sempre a lógica da Química rege a alquimia do prazer... E tenho dito!

1 comentários:

Téia disse...

Ôba, pirei total!!!! Josy querida, muito obrigada pela deferência, aff, fiquei muito feliz, as suas palavras me deixaram eufóricas e inflada, "loira bonitona", não mereço, e eu que nem sei seu rosto para elogiar, ah não...kkkk...Ó também gostei da alfinetada, peloamordedeus, tudo na vida pode ser mudado, reeinventado, melhorado. É o que eu sempre digo, se as pessoas não mudassem a forma de fazer e agir das coisas, ainda estaríamos na Idade da Pedra...Enfim, adorei tudo, tudo, seu blog está mara(vilhoso). Bj grande lindinha.

Blog Widget by LinkWithin