O Desafio

Aceitei de bom grado o desafio proposto pela querida Neyma do Vó Mindoca - Memórias Gustativas , de incentivar a leitura e divulgar três livros aos visitantes do meu blog. Deixo então três sugestões a vocês que sempre me visitam, comentam e participam do meu universo.

Este livro é fantástico, lindo, chega a emocionar (Neyma, lembrei do seu blog assim que abri este livro)! As autoras conseguiram unir a cultura de cada um dos Estados do Nordeste às tradições culinárias da região. Além de contar a história de cada um dos ingredientes típicos (mandioca, dendê, jabá...), o livro traz receitas maravilhosas, resgatadas de uma época em que as mães colocavam no enxoval de casamento da filha o carderno de receitas que um dia foi da avó.
Tive o prazer de conhecer as autoras (Ana Cecília e Fátima) ontem, na Universidade Anhembi Morumbi. São umas fofas! (O episódio merece um post exclusivo).
O mais legal é que elas já estão elaborando o segundo da série. Sim, elas farão um livro no mesmo estilo (receitas que resistem aos modismos), falando de cada região do Brasil (Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).


Minha segunda dica é "Cartas a um Jovem Chef", de Laurent Suaudeau.

Muita gente já deve ter visto este livro pequenino (formato pocket book) em alguma livraria. Mas o fato é: Algum estudante de Gastronomia já teve a curiosidade de lê-lo? Laurent chegou ao Brasil no início da década de 80, quando a moda era a sofisticação da cozinha francesa. Ele ficou encantado com a variedade de ingredientes disponíveis aqui e começou a criar pratos que tinham como base esse gostinho de Brasil. Posso dizer sem medo de receber críticas que, Laurent abriu caminho para muitos destes "muderrnos" que estão hoje por aí, habitando as capas das revistas (dentre estes, o Soberano vencedor da enquete do mês passado).
Laurent Suaudeau é "O" Chef. Seu nome basta, ele não precisa de holofotes, nem de flashes.

O mais interessante desse livro, são as dicas que ele dá aos deslumbrados. Pensa que a vida de Chef de Cozinha é puro glamour?


Agora, que fique bem claro que não se trata de uma boca-de-urna para uma das candidatas a musa do blog de Josy Marmello.

"A Cozinha Maravilhosa de Ofélia"

Ofélia era um escândalo! No bom sentido, lógico!
O quê? Você não sabe quem foi Ofélia? Mais uma da série "Pergunte para sua mãe", bobinho! (ou clique aqui e confira).
Esse livrão aqui ainda tem um DVD para que você relembre os velhos tempos.

Receitas de um tempo em que não era vergonha nenhuma apresentar às donas-de-casa brasileiras outras opções além do arro-com-feijão. Receitas de um tempo em que não havia frescura e a macarronada de domingo (com direito a família reunida em volta da mesa) fazia parte da nossa cultura.

1 comentários:

Ana Paula de Andrade Torrica disse...

adoreeeeeeeeeeeeeeeei o post, titia!
tem que botar essas crianças pra ler mesmo!!!

e continua a enquete! votem, amigos, OFÉLIA PARA MUSA!!!

beijos e saudades das batatinhas fritas de 1x1x6!!!

Blog Widget by LinkWithin