Votem na Enquete de novembro!

Olá coleguinhas!

Como não poderia deixar de ser, o blog de Josy Marmello está à procura de uma musa (ou de um "muso"), afinal, não posso ficar de fora dessa mania maldita do povo da Gastronomia (de procurar um "ídolo").
Anteriormente, havia cogitado a hipótese de fazer um concurso nos moldes do American Idol, ou Ídolos, ou Astros do SBT, convocando os aspirantes a Paul Bocuse da atualidade a se apresentarem, concorrendo a uma vaga nos corações dos estudantes (e professores) de Gastronomia, críticos, gourmands, gourmets e habituées do mundinho. Mas tive medo ao imaginar a mais remota das possibilidades de um incêndio perante a banca julgadora.
Bom, aqui vão os candidatos. Divirtam-se!

1) Palmirinha, da Tv Gazeta. Essa senhorinha "sim-pá-ti-ca", ensina às vovós e recém-casadas que não têm nada para fazer à tarde, as mais variadas receitas. Algumas de-li-ci-o-sas, que dão água na boca. Grande parte da criançada que estuda Gastronomia sai correndo da faculdade para que possam ligar seus televisores às 13h na TV Gazeta (SP) a tempo de anotarem as receitinhas por ela passada - fazem isso mas não têm coragem de assumir!
Contra-indicação: Programa não recomendado para aqueles que prezam pelo Português formal. Palmirinha há muito tempo tratou de elaborar sua própria reforma ortográfica.

2) Ofélia Anunciato (que Deus a tenha!). Essa mulher era fantástica, foi minha babá nos anos 80. Passava as manhãs assistindo o programa dela na TV Bandeirantes. Melhor do que Biotônico Fontoura, as receitinhas de Ofélia abriam o apetite de qualquer criança raquítica a ponto de despertar a imaginação dos pequenos (tinha criança capaz de comer bife de fígado imaginando que era uma das receitas da Ofélia). Durante o Cozinha Maravilhosa da Ofélia (nome de seu programa), os televisores Telefunken das casas exalavam os mais variados aromas, os telespectadores eram hipnotizados, as donas-de-casa choravam diante do "enquadro" do marido ("Por que você não aprende a cozinhar assim, sua incompetente?").
Contra-indicação: Você assiste às reprises dos programas da Ofélia (no Youtube deve ter) e corre para o supermercado à procura dos produtos Joly, das massas Arosa... Acorda criatura! Já se passaram quase 30 anos!

3) Josimar Melo. O homem que descobriu que Berinjela se escreve com J (J de Josimar?), é pernambucano de Recife, crítico da Gastronomia da Folha e agitador cultural nessa área (seja lá o que isso queira dizer. Talvez ele seja o cara mais animado do restaurante, que conta as piadas diante da mesa enquanto o garçom não vem ou, o cara que fez curso - de férias - de barman e gosta de agitar a coqueteleira, já que cabeleira ele não tem). Todos os anos ele lança o Guia Josimar Melo, lido pelos professores das faculdades de Gastronomia, responsáveis por introduzir nas cabecinhas dos alunos o ranking dos restaurantes mais-mais de São Paulo. Imaginei agora a cara dos chefs ao se depararem com a figura do temido crítico Josimar Melo em uma das mesas de seus restaurantes, durante uma "visita-surpresa". O cara começa a suar frio, a sentir dor de barriga (Cadê o Imosec nessas horas?), dá o melhor de si (ou pelo menos tenta) pra alguns dias depois ler uma notinha no Guia da Folha: "Restaurante medíocre". Quáaááá!
Contra-indicação: Se você tiver a honra de ser convidado para algum evento que reúna a "nata" do universo gastronômico e se deparar com Josimar Melo, faça cara de paisagem, finja que não o viu e continue circulando. O cara é a discrição em pessoa e prefere que você peça "autógrafo para o Alex Atola" (jeito novo de pedir pra que você o deixe em paz ou... "ai que 'humilde' o Josi... arrasou!", como diria uma amiga minha).

Curiosidade: Dos candidatos (vivos) a Musa do Blog de Josy Marmello, qual deles provavelmente receberá mais cestas de Natal de seus admiradores (ou chefs puxa-sacos, no caso específico do terceiro candidato?)

P.S: Recebi um telefonema irado de uma amiga minha que exigia a presença de Edu Guedes (ex Eliana-Ex Sra. Justus) nessa lista de candidatos. Esclareço: Aquele programa neo-policialesco-entrevista-exclusiva-com-Eloá-no-cativeiro do qual ele faz parte, fez com que ele não se enquadrasse no perfil gastronômico dos demais.

5 comentários:

Neyma disse...

Ola Josy querida,
Vim retribuir sua visita. Adorei seu blog e a eleição da musa do mundo culinario. Meu voto, obviamente vai para Ofelia Anunciato. Um bom candidato é o herdeiro dela na Band, o Daniel Bork, que tal??
Beijinhos

Pedro Daniel disse...

olha, dessas tres opções eu fico com a anunciato (numa homenagem fúnebre). gostei do seu blog!

Daniel

Neyma disse...

Ola querida Josy,
Ontem estive aqui e deixei um comentario sobre a votação da musa do seu blog. Deve ter havido algum problema! Votei, claro, na Ofelia e comentei que um bom candidato seria o Daniel Bork, herdeiro legitimo da Ofelia na Band.
Passeei por aqui e adorei seu blog!!
Beijinhos

Fernando disse...

Há muito que visito esse blog, acabo por não comentar muitas vezes, pois nem sei muito o que dizer, pois não tenho gabarito suficiente para comentar sobre o universo gastronomico, seja ele da josy marmello, ou de quem quer que seja, mas quanto à escolha da musa do blog eu posso comentar, com o olhar de pessoa comum, que conhece o universo culinário pelos programas que nos ensinam receitas práticas e fáceis que nos encher de esperanças de fazer algo gostoso e ainda ganhar um dinheirinho. Por esse motivo meu voto foi para Palmirinha. Pois ela foi a grande pioneira desse segmento. Parabéns pelo blog.

Ana Paula de Andrade disse...

AMIGAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

A-DO-REEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIII a enquete! ofélia na cabeça!

beijo

Blog Widget by LinkWithin