Esse blog também pensa azul

A exemplo de blogs de outras amigas (Neyma do Vó Mindoca é uma delas), abracei a causa da sustentabilidade e conto a vocês algumas atitudes do meu dia-a-dia que podem de certa forma contribuir para um planeta melhor.

Não desperdiço água - Minha secretária de casa, dona Cidinha, já foi orientada a reutilizar a água da lavagem das roupas na limpeza da parte externa da casa. E sem essa de "matar a sede da calçada". Calçada deve ser limpa com vassoura. E carro não toma banho. O meu costuma ir ao lava-rápido de lavagem a seco (na sua cidade tem isso? Em São Paulo tem) e nem é tão caro. O carro volta limpinho para casa.

Prefiro embalagens recicláveis - Mas confesso que esqueço às vezes de levar meu sacolão ultra-fashion comigo ao supermercado, o que me faz voltar com aquelas sacolinhas plásticas e poluentes.

Separo o lixo - Material orgânico de um lado, material seco (reciclável) de outro. Mandei colocar aquelas lixeirinhas de coleta seletiva aqui em casa (lógico que não são aquelas enormes mas são uma graça!).

Digo não ao ar condicionado - Detesto ar condicionado, detesto frio. Uso placas de captação da luz solar para aquecer a água das caixas e a casa. Implementei esse sistema naquela época do racionamento de energia elétrica e hoje percebo o quanto fiz bem.

Não jogo lixo na rua - É falta de educação e de respeito ao próximo. Se você, assim como eu, tem a sorte de morar bem, precisa saber que outros menos favorecidos moram às margens de córregos e sofrem com as enchentes das chuvas de verão. Pensando numa cidade mais limpa e menos caótica (leia-se sem enchentes), faço a minha parte e tento converncer meus amigos a fazerem o mesmo.

Não desperdiço alimentos - Utilizar ao máximo os ingredientes. Essa é a grande pedida! Com tanta gente necesitada, será que ninguém pensa no quanto se desperdiça na cozinha? Estou sempre à procura de receitas que utilizem cascas de frutas e outros ingredientes "alternativos" que, além de tudo, possam contribuir de alguma forma para uma alimentação saudável.

E você? Qual a sua contribuição para um mundo melhor?

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin