Você sabe o que é caviar?


Caviar: Ovas bem conservadas de Esturjão, um peixe horroroso que se alimenta de larvas, vermes e crustáceos de lama! Há quase 100 anos o esturjão era um peixe tão comum na América do Norte que era servido como petisquinho no Waldorf Astoria de Nova York. O mais refinado é o Sterlet (amarelo-avermelhado minúsculo, com menos de 0,8mm).


Os parentes pobres do caviar são as ovas de salmão da Dinamarca e a botarga, da Itália.Os russos têm a tradição mas é um franco-armênio chamado Christian Petrossian que domina o mercado. A casa Petrossian têm sedes em Paris e Nova York.


Caviar, não se mastiga, jamais. Caviar, apaixonadamente, se degusta com a língua. As pelotinhas vão de encontro ao céu da boca, onde devem se romper à compressão, liberando nas papilas um sabor incomparável, um microsuco picante que deve ser lavado, preferivelmente, com um gole imediato de vodka russa legítima e supergelada. Caviar não se come, nunca. Caviar, respeitosamente, se desfruta, em pouquíssimas companhias.


O caviar é servido sobre blinis (lâminas redondas de massa de farinha e leite) com um pouquinho de manteiga. Mas existem outras variações na hora de servir: clara e gema, cozidas, picadinhas; cebola crua, triturada; creme de leite, azedo; torradas frescas no lugar dos blinis.
Bebida para acompanhar? Se não for vodka (como manda a tradição), vale um champagne ou outro espumante de qualidade.


O serviço? Recipiente de porcelana ou prata onde você pode encaixar a latinha original (para ostentar mesmo!). Esse recipiente vai dentro de um maior que deve ser de prata (sempre!), com gelo picado para ajudar na conservação (detalhe: depois que a embalagem é aberta, não pode voltar à refrigeração). A colher do serviço deve ser também de prata.


E nunca (nunca mesmo!) consuma um caviar que não esteja gelado. Isso é tradição!


Indico o Petit Petrossian (da Petrossian), porções individuais de caviar de 12g cada, que vêm acondicionadas numa lata que é um mimo! A lata custa 395 dólares.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin