Menstruação: Sangria necessária ou inútil?

TPM? Eu não sou obrigada a passar por isso!


Dois motivos me fizeram escrever esta postagem: eu e uma amiga conversávamos sobre os tormentos da menstruação e hoje, no Manga com Pimenta, a amiga Nana relata seu calvário hemorrágico (muita correria e susto!).

Numa coisa todas nós mulheres (e homens também, por que não?) concordamos: menstruação é um porre! Tem aquela história da TPM (tendência para matar, também conhecida como tensão pré-menstrual), período em que ficamos choronas, sensíveis (e até mesmo estúpidas), as cólicas, a retenção de líquidos (famosos inchaços), a pele mais oleosa manifestando-se através de espinhas... falta mais alguma coisa?

Pois é minha gente... com tanta coisa ruim ligada à menstruação, muita gente é contra sua suspensão. Aquele velho papo de avó de que "O sangue vai subir pra cabeça" ou "Não pode ficar sem menstruar, faz mal".

Eu sou super a favor do fim da menstruação. Concordo plenamente com o título do livro "Menstruação: Sangria Inútil", escrito pelo médico ginecologista Elsimar Coutinho.
O cara é polêmico: nos anos 60 defendia o controle da natalidade (parece que já previa o caos atual) e por conta disso foi atacado pela Igreja (defensora da teoria cristã do "tornai-vos muitos e enchei a Terra") e pela esquerda da época (que achava que quanto mais gente miserável, mais chances de uma revolução no país).

Já vi muita feminista dizer que Elsimar Coutinho é "mais um" desses médicos que têm acordo com a indústria farmacêutica para vender seus anticoncepcionais e implantes de hormônios. Mas são justamente estes hormônios que reduzem a atividade do útero com as menstruações, reduzindo o risco de uma inflamação do endométrio (revestimento do útero) e protegem contra cânceres.

O fato é que eu não sou hipócrita. Menstruar é um tormento, é um tremendo pé no s*** e se existem meios de pôr um fim nisso, que beleza... Lógico que não é um fim ad eternum. É preciso, até por uma questão de desintoxicação, "dar um tempo" com os medicamentos e voltar a sofrer como as outras amigas.

Para os defensores da menstruação, a tese é a de que o sangramento mensal é o que diz se o organismo está funcionando adequadamente (já que um dos sintomas de problemas com a glândula supra-renal e com a tireóide) e se houve ou não fecundação (meio óbvio isso, não?).

Menstruar ou não? A escolha é sua. Converse com seu médico e avalie com ele o que é melhor no seu caso.


Nem sempre a cólica é como num comercial de Atroveran...

7 comentários:

Bia Bueno disse...

Nossa, estou com uma TPM dos infernossss!!!

Josy Marmello disse...

Pôxa Bia, tá vendo como é ruim essa coisa de menstruação? Melhoras pra vc! Beijos!

Nana disse...

Josy, hoje eu chorei no Posto de Saúde, resumindo ninguém resolveu porcaria nenhuma e esse mês não sei como vou controlar a próxima data da vinda da mestruação...
Será uma grande surpresa.
Bem, pelo menos o sangue só aparece no papel.
Bjss e obrigada pelo carinho.

Bia Bueno disse...

Ficou fofa mesmo aquela sala, bem aconchegante... mas já viu, né? Eu louca por varandas. kkk

Dri Viaro disse...

Oi passei pra conhecer seu blog, e desejar bom fds
bjsss

aguardo sua visita :)

Josy Marmello disse...

Nana, torço para que essa situação se resolva logo. Mas, fale com seu médico, veja se é possível suspender esse sofrimento...
Beijos!

Bia,
Aquela sala ficou como diria Atahyde Patreze: Simplesmente um luxo!

Dri,
Obrigada pela visita. Vou passar pelo seu também.

Meninas,
Adoro a visita de vocês!
Beijos!

Bia Bueno disse...

Então, o corredor não era degradee, era vermelhão. É que pareceu porque a foto tava ruim! rss

Blog Widget by LinkWithin