Revoltada!

Gente, estou revoltadíssima! Explico: Dias atrás voltei à minha queridíssima universidade de Gastronomia a fim de atualizar o meu currículo. Fechei um pacotinho com alguns módulos considerados pela ilustríssima coordenação como "de suma importância" para quem quer estar antenado com as tendências do mundinho.

Pois bem. Acompanhei a disciplina que abordava o planejamento físico de restaurantes (de acordo com a legislação sanitária e da construção civil). Ok, apesar do fato de eu não querer me meter em nenhum empreendimento no setor. Mas uma outra disciplina inclusa no pacote me chamou a atenção pelo nome: Novas Tecnologias em gastronomia.
Imaginei que fôssemos conhecer equipamentos (fornos combinados de última geração, cocção à vácuo, essas coisas...). Com o perdão da palavra, brochei! Não era nada disso!

Gastei 5 dias do meu suado dinheirinho com uma disciplina imbecil, ministrada por uma professora (sim, pois alguém daquela estirpe eu não me atrevo a chamar de chef!) antipaticíssima cuja proposta na cozinha era "vomitar" em cima de nós a espuma do Ferran Adriá. Aliás, esse módulo maldito serviu para uma coisa: para aumentar meu desprezo por essa maldita cozinha contemporânea que desrespeita completamente as tradições gustativas ao propor o que os pseudo-star-chefs chamam de desconstrução.

O chef franco-carioca Claude Troisgros estava certo quando disse que "Na França todos estão usando espuma e gelatina, estão perdidos (...) e vai ser difícil voltar porque os chefs mais jovens estão perdendo as raízes (...)".
Cheguei à conclusão de que a espuma de côco caiu na vala comum, é como pombo na praça da Sé. Aliás, o que será que o mundinho acharia de espuma de pombo com orelha crocante de gato vira-lata?

"Vocês querem espuma, seus tontos?"

2 comentários:

Unknown disse...

Josy, concordo com você!
Vou até publicar essa semana um texto falando sobre isso.
Bjss

Home Made Chef De Cordeiro disse...

ja tive muitas aulas assim na faculdade e olha que isso foi em 2003, imagino hoje com ferrans adrias borbulhando e se espumando por ai e por aqui... tinha muita coisa que eu tb nao tolerava e ja tive restaurante... a vida real é muito diferente do que é pregado nas aulas, ja dei aula tb e mostrava a realidade para meus alunos e por incrivel que pareça, eles nao acreditavam.... fazer o que?!

Blog Widget by LinkWithin