Tá a fim de pecar?

Ontem à noite me baixou uma inspiração danada pra fazer um bolo teenager. Já faz algum tempo (muito tempo...) que eu deixei de ter aquele paladar infanto-juvenil, chegado às coisas doces. E fazia uns dois dias que eu sonhava loucamente com a combinação côco-chocolate.

O Bolo Prestígio me veio à cabeça mas foi impossível não associá-lo a um gosto enjoativo, melado, doce tão doce que fica quase salgado.

Querem saber? Fui ao front, ops, à cozinha e mandei ver. Dimunuí o açúcar, contornei o leite condensado (usando um pouquinho de creme de leite para dar também aquele efeito veloutée - ou, aveludado, como queiram). Tudo pra fugir desse segundo parágrafo.

A receita está aqui, para o Ctrl+C, Ctrl+V - a quem possa interessar. E o resultado? Nem te conto... o doce no ponto, sem aquela cara de "ai que enjoativo...". Fala sério, só de olhar a boca já salivava.

Bolo Prestígio (clássico da adolescência rechonchuda de Josy Marmello)

Ingredientes


1) Massa

4 ovos (separe as claras para batê-las em neve)
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ½ xícara (chá) de leite
6 colheres (sopa) de margarina
6 colheres (sopa) de chocolate em pó ("dos Padres", Nestlé!)
1 colher (sopa) de fermento em pó

2) Recheio

1 pacote de côco ralado (100g)*
½ lata de creme de leite (sem soro)
½ lata de leite condensado

3) Cobertura

50 gramas de margarina (mais ou menos 2 colheres de sopa, cheias!)
8 (pra ficar bem escurinha!) colheres (sopa) de chocolate em pó ("dos Padres", Nestlé!)
½ lata de creme de leite (sem soro)
1 lata de leite condensado

Massa - Bata as gemas com o açúcar (fazendo um creme). À parte, derreta a margarina no leite e adicione ao creminho batido no início. Acrescente a farinha, depois o chocolate em pó, batendo bem até deixar a massa homogênea, lisinha. Adicione as claras em neve e por último o fermento. Forno pré-aquecido por + ou - 10 minutos em temperatura média, depois de 35 minutos é só espetar o palito no centro (se sair limpo, já sabe, hora de tirar).

Recheio – Misture bem o leite condensado e o creme de leite antes de irem ao fogo. Acrescente o côco ralado e leve ao fogo brando até engrossar (não muito, prefira o ponto de "mingau").
* Usei o Sweet Floco da marca SóCôco, pois o côco é fresco e levemente adoçado (ou seja, um docinho mais suave...)

Cobertura – Primeiro faça uma caldinha com a margarina e o chocolate em pó. Parte dessa calda você despeja sobre o creme de leite (a chamada "temperagem", para não "desandar" quando for ao fogo). Feito o processo, misture o creme de leite à caldinha e adicione o leite condensado. Nunca faça grosso demais, senão o acabamento fica feio. Nem mole demais senão vira calda invés de cobertura (e a proposta não é essa).

Dica da Josy: Para a cobertura, usei chocolate em pó porque comi toda a barra de chocolate meio-amargo que eu tinha (coisa típica de gordinha gulosa depois do almoço). Se na sua casa tiver, então pique-a e derreta em banho-maria, com creme de leite - o famoso ganash. O pecado da gula se manifestará de igual maneira, viu?

5 comentários:

Unknown disse...

Josy

esse bolo era o que a minha mãe mais fazia na minha infância, é loucura loucura loucura.
Bjs e boa semana para ti

Josy Marmello disse...

Será que nossas mãezinhas estavam de combinação pra fazer de nós filhinhas bem alimentadas? Hahahaha

Claudia Lima disse...

Josy nunca comi este bolo no Brasil, acredita? Nem sabia que existia, quando mortava ai.
Só descobri há pouco tempo. Provei numa confeitaria brasileira, mas achei muito doce. Dai fiz uma versão mais light em casa e gostei muito!
Tenho mania de diminuir o açúcar em tudo o que é possível. Eu não entendo pq as receitas tem tanto açúcar...
Este ficou divino!
Bjs :)

Josy Marmello disse...

Cláudia, infelizmente isso não acontece só com você. Uma amiga minha brasileira que mora em NY ha alguns anos não sabia o que era ambrosia (tá certo que é doce português mas é é sucesso no Brasil) e eu mandei a receita. Sabe de uma coisa? Você me deu uma idéia...

Unknown disse...

Bem que eu merecia um bolo desses...

A mulherada vai pirar quando vir o de creme com ameixa que eu fiz...afe!

Blog Widget by LinkWithin