Parece coisa de tiazinha? Chame como quiser. Eu a-do-ro e a balança que se dane (com o perdão da palavra)! Camafeu é um clássico daquelas festas tradicionais de casamento (nos meus três eu fiz questão de servir).
Anote aí a receita. É fácil!
Camafeu:
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
1 1/2 xícara (chá) de de nozes trituradas
1 lata de leite condensado
400 gramas de fondant
Fondant:
1 colher (chá) de suco de limão
1 xícara (chá) de água
500 gramas de açúcar
Para decorar:
forminhas de papel
nozes
Modo de fazer:
Triturar as nozes em um processador.
Colocar em uma panela a manteiga e o leite condensado. Levar ao fogo e, assim que ferver, acrescentar as nozes trituradas.
Misturar em fogo baixo até que o doce se despregar do fundo da panela. Retirar do fogo, acrescentar a essência de baunilha e misturar bem. Deixar esfriar.
Untar levemente as mãos com um pouco de óleo e moldar os docinhos formando bolinhas.
Preparar o fondant, misturando bem a água e o açúcar em uma panela. Levar ao fogo e tampar a panela. Ferver com a tampa por 3 minutos. Retirar a tampa e ferva por cerca de 12 minutos até obter o ponto de fio grosso.
Despejar sobre uma pedra mármore e borrife com o suco de limão. Misturar com uma espátula de madeira fazendo o movimento de vai e vem. A calda irá adquirir uma textura de pasta branca e macia. Testar para ver se consegue modelar a massa. Deixar esfriar e guardar em um recipiente.
Quando for utilizar, derreter o fondant em banho-maria. Mergulhar os docinhos no fondant quente e colocar sobre papel manteiga para secar.
Decorar com nozes inteiras enquanto o fondant ainda esta quente (essa é a apresentação clássica do docinho). Assim que os docinhos ficarem firmes e secos colocar nas forminhas de papel.
Decorar com nozes inteiras enquanto o fondant ainda esta quente (essa é a apresentação clássica do docinho). Assim que os docinhos ficarem firmes e secos colocar nas forminhas de papel.
Ai que delícia...
Acima, uma outra proposta de apresentação by Kland'store
0 comentários:
Postar um comentário