Vamos jantar?

Olá criançada (outra vez, já disse que não sou o Bozo)!

Adoro frango (mudando de assunto: vocês têm noção do preço da carne bovina? Minha Nossa Senhora do Capim Santo! O que esse bois andam comendo? Comida macrobiótica? Suplemento de atleta?) e por isso (não só por isso mas por uma certa influência da minha aula de Enologia com Daniel Pinto - autor de "Manual Didático do Vinho") trago uma receita classiquérrima francesa: Coq au Vin ou no nosso bom e velho Português, Frango ao Vinho.


Mas não é porque é um clássico francês que necessariamente seja uma comida cheia de frescuras. É uma comidinha deliciosa, com cara de "Hummmm, como é bom isso aqui!".

Para as amigas mais frescas (com o perdão da palavra) - que passaram a limpo o caderninho de receitas para 5 idiomas (nota: Josy Marmello e suas garfadas no povo do mundinho gastronômico), a receita aqui será publicada também em Francês (desculpem por não traduzir para aramaico, viu?).


Frango ao Vinho (para 4 pessoas)

1 frango cortado em mais ou menos 16 pedaços
250g de cogumelos paris frescos cortados em quatro
300g de cebola roxa picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 litro de caldo de galinha
1/2 litro de vinho tinto seco
20ml de conhaque (mas você coloca se quiser/tiver)
150g de toucinho fresco cortado em cubos


Temperar o frango com sal e pimenta. Em uma panela grande e alta que possa ir ao forno, untada com manteiga, refogue os cogumelos.
Deixe cozinhar e junte a cebola picada, o alho e o toucinho. Deixe dourar e retire da panela.
Coloque na mesma panela os pedaços de frango, mexendo de vez em quando para dourar. Logo que dourar, salpicar farinha de trigo, colocar o vinho tinto, mexer até ferver e juntar o caldo de galinha.
Deixe ferver novamente e acrescente os cogumelos e o toucinho. Cubra a panela e leve ao forno quente por aproximadamente 1h e 30 minutos (mexa de vez em quando).
Retire os pedaços de frango da panela e peneire o molho.
Volte o molho para a panela e leve ao fogo baixo. Junte um pouco de manteiga e deixe ferver. Recoloque o frango no molho. Antes de servir, coloque aquele conhaque flambado por cima.



Coq au Vin (pour 4 personnes)

1 coq coupé en 16 morceaux
250g de champignons copés en quartiers
300g d'echalotes hachées
1 gousse d'ail hachée
2c. à soupe de farine
1/2 litre de fond de volaille
1/2 litre de vin rouge
20ml de Cognac
150g de lard coupé en dés

Saler et poivrer le coq. Dans une marmite beurrée, faire sauter les champignons.
Laisser cuire et ajouter les échalotes, l'ail et le lerd. Laisser dorer et retirer de la marmite. Mettre à la place le coq découpé, tout en mélangeant assez souvent pour le faire revenir.
Des qu'il est roussi, saupoudrer de farine, déglacer avec le vin rouge, porter à ebullition et ajouter le fond de volaille.
Porter de nouveau à ebullition et ajouter les champignons, les échalotes et le lard. Couvrir la marmite et mettre au four chaud pendant 1h 30 environ (contrôler de temps en temps et mélanger délicatement).
Retirer le tout de la marmite et passer au tamis la sauce qui reste. Remettre la sauce dans la marmitte et la faire cuire à feu doux. Ajouter un peu de beurre, sans laisser bouillir, et remettre le coq dans sa sauce.
Avant de srvir, verser le Cognac flambé dessus.


Dica da Josy: Tomilho na comida é um vício, pelo menos aqui em casa. Que tal um pouquinho nesse frango para deixá-lo "venenoso"? Hummmmm. E um purezinho de batatas como guarnição? Hein?

Dica 2: Procure saber quanto você pagaria por este prato no maravilhosérrimo Le Coq Hardy do Chef Pascal Valero.

0 comentários:

Blog Widget by LinkWithin